quinta-feira, 1 de maio de 2014

Patagônia Argentina–USHUAIA Primeira Parte

Aproveitando o feriado prolongado de Pascoa e Tiradentes resolvi dar uma fugida da rotina e parti rumo a uma mochilada na Patagônia Argentina, nas cidades de Ushuaia e El Calafate. Achei mais fácil e didático separar o relato em partes para não ficar cansativo e proporcionar mais detalhes e dicas de lugares e passeios.
Ushuaia – Primeira Parte
Ushuaia é a cidade mais ao sul do Planeta, fica localizada na Terra do Fogo, nome esse dado pelos europeus quando iniciaram as navegações marítimas e ao passarem no extremo sul da America observavam diversos indígenas que faziam fogo para poderem se esquentar do tenebroso frio da região.
clip_image002
Quando ir:
Ushuaia, cidade mais austral do Mundo, pode ser visitada em todos os meses do ano. Cada estação tem sua peculiaridade. Se no inverno as estações de esqui estão abertas e os atrativos da neve podem ser aproveitados, o verão proporciona visuais fantásticos e dias extremamente longos (cerca de 17 horas de exposição de luz solar). Por outro lado, fui agora no outono e pude constatar peculiaridades únicas dessa estação como as diversas folhas caídas nos passeios e um visual bem típico dessa época do ano. Durante a semana de minha estadia nevou bastante na cidade de Ushuaia, mas não é regra. Se você quiser ver neve nesse período tem que ir para o Cerro Martial, onde na certa se terá contato com a neve.
20140413_125837_1
Como Chegar:
Através de avião se tem voos diários de Buenos Aires, sendo operados pela Lan e pela Aerolineas Argentinas. Optei por uma promoção da segunda empresa. Não tive problemas e inclusive gostei muito do serviço de bordo da Aerolineas, no entanto, conheci duas pessoas em Ushuaia que tiveram problemas com extravio de bagagem pela empresa aerea argentina. Uma viagem Buenos Aires X Ushuaia dura cerca de três horas, e se estiver vindo de Calafate a viagem dura cerca de 1 hora.
De forma terrestre a viagem dura cerca de 30 horas de ônibus vindo de El Calafate. Tanta demora se justifica pelo fato de você passar por terras chilenas, acarretando duas imigrações. Se vier de ônibus, cuidado com as suas bagagens. Procure trancar as mochilas com cadeados e manter por perto sua bagagem de mão. Os Carabineros (nome dado aos policiais chilenos) são rígidos na fiscalização e o cuidado se faz necessário para cuidar de alguém colocar algo indesejado em suas bagagens.
Onde Ficar:
Existem diversos hostels na cidade. Depois de pesquisar muito resolvi escolher o Hostel Antarctida que além de possuir um preço em conta (em torno de 140 pesos argentinos por noite), possuí uma excelente área de integração entres os hospedes. Para quem viaja sozinho é uma boa forma de se socializar com outros mochileiros.
O único porem do Hostel é que os dormitórios não possuem banheiros nos quartos e que os banheiros ficam em outro piso. Um leve transtorno, mas que deve ser destacado ainda mais num lugar extremamente frio como Ushuaia.
Mas no geral a avaliação é boa. Staff atencioso, preço excelente,  eficiente sistema de calefação, boa internet wi-fi e excelentes áreas de socialização na cozinha e na sala.
hostelushuaia
Cambio
Diferentemente de Buenos Aires que você consegue fazer tranquilamente o cambio negro na Calle Florida com uma cotação mais agradável que o dólar oficial, em Ushuaia não existe tanta oferta de cambio vantajoso. Você conseguirá cotação melhor em Restaurantes e no Cassino. #FicaaDica de na vinda, em Buenos Aires, você trocar seus Reais ou Dólares por pesos. Eu acompanhei o cambio e troquei o meu dinheiro com o pessoal dessa pagina do facebook aqui. (recomendo).
Onde Comer
Existem diversos restaurante na cidade com os mais diversos preços. A dica é que você não deixe de experimentar a Centolla e o Cordeiro Patagonico, pratos típicos da região. Na verdade, não recomendarei nenhum estabelecimento especifico, pois na avenida principal existem diversos restaurantes. Se você quer economizar com um lanche rápido a ida ao Bananas Bar é uma opção altamente recomendada.
centolavivacentolaprato
Passeios:
A cidade possui diversos atrativos turísticos e nesse primeiro post trataremos acerca de dois passeios realizados no inicio da viagem: o passeio no Canal Beagle e a visita a prisão do fim do mundo.

Canal Beagle
O passeio ao Canal Beagle é realizado por diversas empresas e cada um tem a sua peculiaridade. Os valores variam entre 400 a 800 pesos. Optei pela empresa Três Marias (que além do tradicional passeio no Canal, também oferece um treeking na Ilha H). Uma outra opção para quem vai no Verão é dar uma olhada no passeio da PiraTour que além das tradicionais ilhas ofertadas, também vai para Isla Martillo ( também conhecido como Pinguineira) que é onde ficam milhares de pinguins durante determinados meses do ano.
montanhasushuaia
Sobre o passeio ofertado pela Três Marias (preço de 500 pesos) você vai em algumas ilhas observar os animais (passa bem pertinho), passa no falso farol do fim do mundo e desembarca para a caminhada de cerca de uma hora na ilha H.
IMG_2011IMG_2030
IMG_2038
 
Prisão do Fim do Mundo
Aproveitei um dia depois de um passeio para dar uma visitada no Museu da Prisão do Fim do Mundo. Todos os dias as 18:30 acontecem as visitas guiadas e fica aberto até as 20 horas. Nela você conhece as histórias de alguns presos famosos que passaram na prisão durante a primeira metade do século passado. Um outro aspecto legal do passeio é conhecer  a réplica fiel do verdadeiro Farol do Fim do Mundo (que se eternizou na história com a obra do escritor Julio Verne), o acesso a replica só é possivel no passeio guiado.
Portanto, a visita a Prisão do Fim do Mundo é interessante, ainda mais que você pode realiza-lo no fim do dia depois de algum outro passeio. Também acho que só vale a pena a visita com o guia, senão você somente irá ver um monte de celas e sem saber o contexto de como foi construída e quem passou por essa prisão.
  IMG_2140
No próximo post mostrarei as opções e dicas da Trilha no Parque Nacional Tierra del Fuego, Cerro Martial e Passeio 4x4.

3 comentários: