sábado, 17 de maio de 2014

PATAGÔNIA Argentina: USHUAIA Segunda Parte

Seguindo nosso relato na Tierra del fuego, mostrarei nessa parte mais três passeios em USHUAIA.
Passeio 4x4
O passeio te proporciona imagens vislumbrantes, uma excelente parrilhada e um bom papo com outros viajantes. O carro passa te pegar bem cedo no hostel. Você faz o deslocamento na famosa rota 3 por um veículo 4x4. Na estrada principal você para num estabelecimento para conhecer os cachorros que são usados para puxar os trenós durante o inverno e também é possível tomar um café ou chocolate quente para dar uma esquentada no corpo. Seguindo o passeio você vê o mirante do Lago Escondido e adentra numa estrada de chão
.post2cachorro
Durante o passeio você vê diversos Diques feitos por castores. Os castores viraram uma praga na Terra do Fogo, sendo inclusive permitido sua caça. Eles não são naturais da região e foram importados do Canada na década de 50 para a produção de tecelagem. A indústria da pele não prosperou, mas, cresceu em larga escala a presença dos esquilos na localidade. O grande problema é que por natureza os esquilos fazem diques, esses diques depois de prontos inundam uma enorme área que acaba gerando um desequilíbrio ecológico. A culpa é/foi dos esquilos? Claro que não, os castores foram introduzidos artificialmente na região.
post2diquepost2esquilo
Além dos castores e seus diques, durante o passeio é possível avistar diversas Aves (tive a oportunidade de ver um Pica-Pau).
Chegando próximo do Lago Fagnano o carro para e permite que você faça uma breve caminhada até o lago. Após o tempo para as fotos e contemplação, nos dirigimos ao refúgio onde os próprios guias fazem um excelente churrasco regado a vinho. O momento é propício para um bate papo com outros viajantes e troca de experiências sobre a viagem.
post2abrigoalmoço
Após o almoço nos dirigimos a costa do Lago Escondido e foi nos proporcionado a oportunidade de andar de canoa na água. A sensação de remar num lago, no fim do mundo, olhando as montanhas com os picos nevados é muito boa! #valeapena apesar do esforço!
   post2lagocanoa20140414_143848 (1)
Agora o passeio como um todo é indispensável? Vale a pena o custo de $800,00 (oitocentos pesos)? Valer a pena vale, no entanto, diria que não é algo indispensável para se fazer em Ushuaia se haver poucos dias para conhecer a região. Cumpre destacar que se você tiver em grupo pode alugar um carro que verá quase as mesmas paisagens, terá a oportunidade de conhecer outros belos lugares e não ficará preso ao roteiro imposto por uma empresa.
Parque Nacional Tierra del Fuego 
Se o passeio do 4X4 gera controvérsias, a ida para o Parque Nacional é imperdível. Vá cedo, pois o Parque possui muitas trilhas e merece pelo menos um dia de dedicação lá. Fiz a Trilha Costeira que possui 8 Km e mais algumas menores que no total fechou uma distancia de cerca de 14km durante o dia todo!
Existem duas formas tradicionais de chegar ao Parque, a primeira é com o Trem do Fim do Mundo que acabei não indo e a outra é de ônibus. Quanto a ida pelo Trem se você pesquisar um pouco verá que as opiniões são muito divergentes, tem gente que adora e gente que não curte muito. Pelo que pude perceber e pelos comentários locais a ida ao Parque pelo Trem do Fim do Mundo rende algumas paisagens bonitas, mas é algo monótono, demorado e bem CVC. Minha dica é se você tiver uma quantidade razoável de dias em Ushuaia pode ser que vale a pena, mas se a viagem for corrida que nem foi a minha, acho que se pode aproveitar o Parque Nacional indo cedo e direto para lá de Ônibus ou Carro.
Existem diversas paradas de ônibus para as diversas trilhas do Parque Nacional, se você tiver apenas um dia recomendo que faça pelo menos a Trilha Costeira que apesar da longa caminhada, trará visuais impressionantes como os abaixo:
20140415_15160920140415_154937_HDR
20140415_110832_HDR20140415_101752
No final da caminhada fomos presenteados com o encontro de uma raposa no meio da rota 3!
20140415_162758
Cumpre destacar que no inicio da trilha você tem os Correios do Fim do Mundo, ali é possível você carimbar seu passaporte e mandar um postal através Serviço Postal mais austral do Mundo #FicaaDIca para mandar uma recordação para um parente ou amigo que não more na mesma cidade que você!
20140415_09503320140517_185331_1
Ida ao Glaciar Martial
Como na semana que fui para a Patagônia Argentina não tinha nevado, a solução para ver os flocos de neve era ir subir o Glaciar Martial. Uma subida íngreme e cansativa que no inverno e verão, ou seja em alta temporada, pode ser feita por um teleférico. Além de ser um bom treeking na montanha, lá em qualquer época do ano é possível ter contato com a neve e possivelmente ver os flocos de neve caindo do céu (como no vídeo abaixo).


 
A subida na montanha é possível ser feita em meio dia, pois só é cansativa pela subida e não pela distância. Recomenda-se levar agua e barra de cereal, pois aparentemente os únicos lugares para a compra dos mesmos é antes da subida.
A subida é imperdível, visuais magníficos e contato com a neve. Quem vai para Ushuaia tem que subir no Glaciar.
post2glaciarmartialpost2iniciodasubida
20140416_114704
Obs: No caminho da ida ou da volta é legal parar o carro para tirar uma foto panorâmica da cidade. Se você der sorte e o tempo estiver limpo, pode ter certeza que será uma recordação muito top de Ushuaia.
Por hoje é só! Na próximo e ultimo relato da ida para Patagônia Argentina passarei umas dicas de El Calafate e do Treeking no Perito Moreno. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Blog Show de Bola Vinicius, parabéns
    Obrigado pela Indicação


    Att
    ** Turismo Baires **
    DuDa Marques e Junya Andrade
    https://www.facebook.com/pages/Turismo-Baires/1407071426212816

    ResponderExcluir